sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Projeto pune aluno que desrespeitar professor

Contra Agressões


Projeto pune aluno que desrespeitar professor

Brasília.

" A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino no País.

Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.

A proposta de Cida modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069/90, para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever dos de estudantes. De acordo com ela, relatos de violência contra professores de escolas públicas e privadas estão ficando cada vez mais frequentes.

Indisciplina

De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, muitas vezes, acabam sem punição.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania."
 
 
FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=966568

10 comentários:

  1. Se após ser tornado lei for cumprida aí poderemos dizer que a educação está evoluindo nesse país!

    ACESSE NOSSO BLOG: oficinaborboletas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. muito bom o seu texto!

    a iniciativa de lei é muito boa, sou professor também!

    abraço, continue escrevendo!

    ResponderExcluir
  3. eu acredito que o problema é mais complexo, o professor é uma classe desunida, mas, mudando de assunto gostei do seu blog e add no meu blog também rssss

    ResponderExcluir
  4. Será que ninguém é capaz de raciocinar e partir para uma análise mais profunda e fazer uma pergunta óbvia: por que os alunos se comportam assim??? Não caberá aos professores fazer uma auto crítica da sua conduta? Eu fui professora quase 30 anos e nunca nenhum aluno me desrespeitou. E eu nunca os desrespeitei.

    ResponderExcluir
  5. Mas essa história possui dos lados. Meus filhos convivem com algumas professoras que mal sabem ler e escrever, que gritam constantemente, saem da sala de aula para fumar ou conversar com outra professora, humilham as crianças com xingamentos e destacando erros, rasgam os cadernos dos estudantes, não conversam com os pais porque não aparecem em reuniões, ausentam-se da escola por motivos fúteis respaldados em Lei municipal, se comportam piores que os alunos que repreendem quando participam de convenções onde apenas exigem seus direitos sem pensar no educando, e outras situações semelhantes.

    Se as professoras culpam os pais pela educação dos filhos, me pergunto então se as que se comportam da forma que mencionei não tem pais. Ensinar não é apenas repassar conteúdos de livros didáticos e cobrar um acerto de 50% para passar de série e educar não é apenas concordar silenciosamente com adultos.

    As crianças que sofrem com as professoras no Fundamental 1, irão consequentemente fazer sofrer os que estão no Fundamental 2 e depois não continuarão os estudos, visto que escola não é um prazer e sim obrigação. Bons exemplos de alunos e professores estão cada vez mais escassos. Diferente de outras profissões, a de ser professor (a) não possui código de ética e conduta e a população não consegue apoio para reclamar desses profissionais devido o entendimento de que se punir esse profissional não traz votos.

    Fazer os alunos obedecerem através de punição severa não me parece democrático quando o mesmo não pode ser feito no inverso pelo mesmo motivo.

    Eu valorizo tanto o ensino e a educação que não concebi a hipótese de deixar a escola responsável sequer por alfabetizar meus filhos, eu fiz isso e envio meus filhos à escola por obrigação. Pois abandono intelectual para mim é diferente do que a Lei explica, é mais amplo. Não poderia eu, uma autodidata, permitir que meus filhos também não o fossem.

    Sou contra essa Lei e tão logo possa, estarei conversando com a deputada para que ela, que não teve seus filhos em escola pública, venha a conhecer os dois lados da moeda. Se os alunos, em plena formação de tudo precisam ser mais repreendidos, devemos então ter meios de repreender os profissionais que não são exemplo e sim vergonha à nação.

    Há professores infringindo o ECA e nenhum órgão público aceita denúncia, seja delegacia, juizado especial ou secretaria de educação. E apenas por tentarmos passamos a ser perseguidos, aliás, nossos, meus filhos.

    A propósito, não tenho queixas de professoras em relação ao conhecimento e educação que meus filhos possuem, pois superam as expectativas.

    Respeito se conquista, não se impõe.

    ResponderExcluir
  6. Marcia Cordeiro: me parece que é mais fácil punir os professores do que os alunos (ao menos no ambiente particular). Convenhamos que suspender um aluno que se comporta mal na escola, considerando que a motivação dele para tal comportamento é justamente o desinteresse/descontentamento nutrido pelo ambiente escolar não representa para o infrator qualquer tipo de castigo, muito pelo contrário.

    A lei não ataca o cerne do problema do mau comportamento. Sobretudo na esfera da educação pública, a origem desta mazela está no ambiente familiar desestruturado.
    Uma abordagem de médio prazo para resolver o problema é investir pesado em cultura.

    ResponderExcluir
  7. olá flor... parabéns pelo seu trabalho
    estou por perto

    ResponderExcluir
  8. O professor (a) merece todo respeito. Tudo que for feito para valorizar a categoria é bom. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, sra. Ana Regina!

    Agradeço-lhe a participação no blog: cumpetroetsubpetrosemper.blogspot.com.br

    Desejo-lhe tudo de bom e santo.

    Fique com Deus. Salve Maria!

    ResponderExcluir